05/04/2019

Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde e Assistência Social torna público o calendário de vacina contra gripe....

Confira quem pode receber a vacina e quais as datas:

Quem pode receber a vacina?

10 a 19 de Abril
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)
- Gestantes.

22 de Abril até 31 de maio
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)
- Gestantes;
- Mulheres até 45 dias após o parto;
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores de Saúde;
- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (com comprovação);
- Professores;

DIA D: sábado, 04 de MAIO
- Esta ação acontecerá na UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CENTRO para vacinação de campanha e atualização da caderneta vacinal.

Outras informações:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação estará disponível nas Unidades de Saúde de Vila Segredo e Vila São Paulino durante todo o período da campanha.

Juntamente com a Campanha de Vacinação contras da Gripe ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Para vacinação é importante apresentar a caderneta de vacinas e cartão SUS.

Outra observação importante é que alguns grupos precisam de documentos complementares, como os professores, que devem apresentar documento, tais como: contra-cheque 2019 e documento oficial com foto; portadores de doenças crônicas, a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina com CID, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A prevenção é fundamental para diminuir ou evitar a circulação do vírus da GRIPE, portanto orientamos alguns cuidados:
- Lavar as mão com frequência , usando álcool gel;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Evitar visitas à hospitais;
- Sempre que possível, manter os ambientes sempre arejados e ventilados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-1196, no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte: Secretaria de Saúde do Município de IPÊ