20/06/2013

UCS RECEBE PREFEITOS DA REGIÃO

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre a UCS e as administrações municipais, encontro na Cidade Universitária, na tarde desta quarta-feira, teve palestra de Ozires Silva que falou sobre conhecimento, educação e inovação no contexto mundial e ...

Dezenas de prefeitos dos municípios que integram a região de abrangência da UCS estiveram na Cidade Universitária para participar de encontro promovido pela Reitoria e pelo Instituto de Administração Municipal. Eles foram recebidos pelo reitor Isidoro Zorzi, pelo presidente da Fundação Universidade Caxias do Sul, Roque Graziottin, e demais autoridades acadêmicas. Em seguida, participaram da palestra com Ozires Silva (foto à direita).

Ao saudar os convidados, o reitor Isidoro Zorzi falou sobre a configuração da Universidade de Caxias do Sul como instituição comunitária e regional e explicou como se deu o seu processo de regionalização.

"As universidades comunitárias, como a UCS, nasceram do esforço da sociedade e estão muito próximas dos anseios da comunidade. No Rio Grande do Sul existem 15 universidades comunitárias e elas representam dois terços do total de matrículas no ensino superior no nosso estado. Como a única universidade instalada nesta região, queremos que vocês - principalmente aqueles prefeitos que estão no primeiro mandato - conheçam o nosso potencial em ensino, pesquisa e extensão. Potencial que está a serviço da comunidade regional".

Em seguida à palestra, os representantes dos municípios e o palestrante visitaram alguns dos laboratórios de ensino e pesquisa que também podem oferecer serviços à comunidade, tais como: a Clínica de Fisioterapia, os Laboratórios de Solos no Instituto de Biotecnologia (fotos acima), e as futuras instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e Radioterapia - UNACON, no Hospital Geral de Caxias do Sul

Municípios da área de abrangência da UCS
Alto Feliz, André da Rocha, Anta Gorda, Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Brochier, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Harmonia, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Maratá, Montauri, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Montenegro, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pareci Novo, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Francisco de Paula, São Jorge, São José do Hortêncio, São José do Sul, São José dos Ausentes, São Marcos, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Valentim do Sul, São Vendelino, Serafina Corrêa, Tupandi, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.

Fotos: Daniela Schiavo, Hugo Araújo, Mayara Bérgamo