07/03/2018

TRAJES DAS SOBERANAS SÃO APRESENTADOS OFICIALMENTE

Os vestidos oficiais apresentam riqueza de detalhes que destacam e engrandecem a história do povo Ipeense....

Os trajes das Soberanas do Município de Ipê foram apresentados no Gabinete do Prefeito Municipal Valério Ernesto Marcom na tarde desta segunda-feira, (05) de março. A rainha, Ana Carolina Machajeski, e as princesas Mariele Zanotto e Mariana Bueno.
As meninas chegaram à Prefeitura Municipal, por volta das 16h30min, maquiadas e penteadas, com o cabelo solto e volumoso, dignos de soberanas. Esbanjando simpatia, simplicidade e com largos sorrisos no rosto caminharam pela prefeitura até o Gabinete onde o Prefeito Municipal às aguardava para o lançamento dos trajes.
Os vestidos apresentados seguem o tema descrito por Leonardo Ziliotto Gazola – Tecnólogo em Designer de Moda na qual desenhou os vestidos que foram confeccionados pelo Atelier Caroline Ambrosio de Veranópolis.
Conforme Leonardo, os trajes são um convite á viajarmos aos primeiros imigrantes que em nosso município chegaram, onde eles foram os responsáveis por começar a escrever essa linda história... A História do Município de Ipê.
   Como fonte de pesquisa e inspiração para a criação dos vestidos foi utilizado às flores de ipê e suas diversas cores. Outro ponto forte também na pesquisa foi conhecer e entender a diversidade cultural e histórica que o nosso município abrange.
O traje da Rainha Ana Carolina Machajeski tem como cor predominante o amarelo queimado, remetendo e lembrando a nossa flor de ipê que é o ícone maior de nosso município.
A inovação desta edição ficou por conta do traje das Princesas Mariana Bueno e Mariele Brollo Zanotto sendo o vestido da mesma cor para ambas as princesas, apenas mudando a cor do bordado para que cada uma também represente uma tonalidade da flor símbolo município.
Em ambos os trajes há um cordão trançado lembrando o laço dos gaúchos, outra cultura forte em nosso município.
E o destaque dessa vez ficou por conta dos bordados feitos á mão, distribuídos pelas peças que nos remetem ao passado, a fim de valorizar o trabalho artesanal que é outro destaque em nosso município, e que até hoje passam de geração em geração.
São trajes nobres, com elegância e riqueza em detalhes que destacam e engrandecem, são trajes que contam a história do povo Ipeense, finaliza Leonardo.
A comunidade de Ipê poderá conferir os trajes durante a 3ª edição da FestIpê que acontece de 06 à 15 de Abril de 2018 no parque municipal de eventos.