22/03/2019

Secretaria de Educação participa de reuniões em Vacaria

Em uma das pautas a eleição do novo coordenador da Câmara, tendo sido eleito o Secretário de Educação e Cultura de Ipê, Valdir Bueno....

Na quarta-feira, 20, pela parte da manhã aconteceu na sede da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – AMUCSER - a reunião da Câmara Setorial da Educação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra - CONDESUS. Na pauta a eleição do novo coordenador da Câmara, tendo sido eleito o Secretário de Educação e Cultura de Ipê, Valdir Bueno.
Também foram discutidas as licitações regionalizadas de compra de material escolar, produtos de higiene e limpeza e gás. As licitações, promovidas em conjunto com outros municípios através do CONDESUS, geram economia aos cofres públicos em função das quantidades adquiridas serem maiores, diminuindo assim o custo de aquisição para cada município.
Na parte da tarde, foi realizada a reunião de secretários de educação dos municípios integrantes da AMUCER e também do Fórum de Educação Infantil dos Campos de Cima da Serra e Região – FEICCSR - e dos Conselhos Municipais de Educação. Participaram das reuniões a professora e Coordenadora Pedagógica da SMEC, Ângela Brollo Zanotto e a professora Cristiane dos Anjos Parisotto.
Na reunião dos secretários ficou definido que a região estará mobilizada para participar do Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação RS - Undime - nos dias 4 e 5 de abril em Porto Alegre para reivindicar a manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB - que está previsto para finalizar em 2020. Segundo o secretário, Valdir Bueno, o FUNDEB é de extrema importância para o custeio do sistema educacional, pois atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.

Sobre a Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF.
Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Seus princípios são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.
Sobre o Fórum Undime RS
Em 2019, o evento terá como temática principal o "Protagonismo na gestão: itinerários possíveis" e abordará a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho. Ainda estão na programação palestras sobre a elaboração dos documentos curriculares municipais, os desafios da gestão municipal, a gestão administrativa, o financiamento e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tendo como foco a educação Infantil.