05/12/2016

REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET RECEBE PRÊMIO

O Troféu Cidadão AMUCSER foi entregue para o município de Ipê que ficou em 3º lugar através do projeto Reutilizar e Transformar, com a ornamentação através do reaproveitamento de garrafas pet desenvolvido pelo grupo da 3ª idade....

Aconteceu na noite do dia 02 de Dezembro no CTG Porteira do Rio Grande, o jantar da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – AMUCSER. Estiveram presentes os 12 prefeitos da região e acompanharam a entrega dos Troféus Personalidade AMUCSER 2016 e Troféu Cidadão AMUCSER.
   O Troféu Cidadão AMUCSER foi entregue para o município de Ipê que ficou em 3º lugar com o projeto Reutilizar e Transformar; 2º lugar para o projeto Sustentabilidade e Produtividade Alimentar na Escola de André da Rocha e o primeiro lugar foi para o projeto Jovem Cidadão do município de Pinhal da Serra.
   Receberam o Troféu Personalidade 2016, Décio Rogério Peixoto Camargo, ex-presidente do Glória de Vacaria; José Ajadil da Costa Lima, filósofo, escritor e idealizador do 1º Canta Zé Mendes no ano de 1996 em Esmeralda; José Atanázio Borges Pinto natural de Vacaria, poeta, escritor e compositor e Nilson Hoffman, tradicionalista e ex-patrão do CTG Porteira do Rio Grande que realizou o 19º e o 20º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

O Projeto

O Projeto Reutilizar e Transformar é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipê com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer e Secretaria da Saúde e Assistência Social.

Um dos objetivos da Assistência Social com esse projeto é a inclusão da terceira idade em diversas atividades que integrem o idoso na sociedade.

Percebendo a grande quantidade de garrafas pets descartadas na usina de reciclagem de lixo, surgiu a ideia de transformá-las em algo de útil. Esse material começou a ser utilizado na decoração natalina da cidade com a transformação das garrafas pets.

Este projeto vem acontecendo desde 2013 no Município de Ipê com o incentivo e apoio da administração municipal. Nestes anos de existência já foram transformados mais de 80.000 garrafas pets em peças de ornamentação para a cidade (placas indicativas de acesso à cidade), decoração natalina, Festipê e Páscoa.

Fazendo jus ao titulo de Capital nacional de Agroecologia, ostentado pela cidade, o principal objetivo do projeto é preservar o meio ambiente através da utilização de produtos recicláveis, transformando-os em ornamentos de baixo custo utilizados principalmente no Natal e a Páscoa.