10/06/2021 Secretaria da Fazenda

PLANO PLURIANUAL É APRESENTADO À COMUNIDADE

A Secretaria da Fazenda apresentou no último dia 28 de maio, na Câmara de Vereadores, através de Audiência Pública o Plano Plurianual – PPA 2022/2025, que irá nortear as ações do planejamento do município de Ipê para os próximos 4 anos.

Na oportunidade, estiveram presentes secretários de governo, servidores que participaram da elaboração do Plano, vereadores e comunidade em geral.

A abertura foi feita pelo prefeito Cassiano De Zorzi Caon e após, a Secretária da Fazenda, Janaina Teixeira Socca fez a introdução da Audiência passando a apresentação ao Contador Assessor Alex Rufatto que, explicou de forma sucinta e objetiva as principais ações e indicadores que compõe o PPA.

O PPA compreende um planejamento estratégico para os próximos quatro anos e sua elaboração segue as diretrizes recomendadas pelo Governo Federal, tendo como foco estratégico a promoção inclusiva do desenvolvimento conciliando o crescimento econômico e inclusão social.

Em relação a organização do PPA, a Secretária explicou que seguiu metodologia em relação as peças orçamentárias. Segundo ela, existem três peças orçamentarias: o PPA, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

Em Ipê, como em outros municípios, também é elaborado o Programa de Metas que é fundamentado no Plano de Governo e que também foi divulgado em Audiência Pública neste mesmo dia 28 – Metas Fiscais do Quadrimestre.

Na ocasião foram apresentadas metas para o período de 2021 a 2024. Metas que coincidem com o mandato, diferentemente do PPA que vai vigorar para o ano subsequente ao mandato até o primeiro ano do próximo governo.