27/09/2019

Palestras técnicas e perspectivas de mercado no Encontro Nacional do Alho

No dia 8 de novembro produtores de todo o Brasil participam de evento em Ipê...

Sob o tema Alho – Realidade e Desafios, no mês de novembro, a prefeitura municipal de Ipê, a ANAPA e a AGAPA se unem para a realização do 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento está marcado para o dia 8 de novembro, a partir das 13h30min, no salão paroquial da cidade de Ipê. As atividades contam com uma programação variada que inclui palestras técnicas, discussão e planejamento de mercado. Na pauta também apresentação de linhas de crédito, painel com o presidente da ANAPA, espaço para debates e perguntas e exposição de máquinas e insumos com empresas ligadas ao setor.
De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho (AGAPA) e secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, Valdir Pereira Bueno, um dos objetivos do Encontro Nacional dos Produtores de Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado. “É com imensa alegria e satisfação que vamos receber visitantes de todo o país para debater sobre essa importante cultura que é o alho, a qual proporciona geração de renda para muitos produtores. Com esse evento, pretendemos fortalecer os desafios e as variações do mercado, especialmente na taxa antidumping, e levar aprendizados e oportunidades técnicas para os produtores no manejo da cultura, além de informações necessárias sobre os desafios do mercado e linhas de crédito, até porque temos uma perspectiva satisfatória para os preços do alho neste ano. É um evento também para fortalecer o setor e suas entidades”, afirma o presidente.
Em 2018, conforme dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (ANAPA), o Brasil produziu 13,5 milhões de caixas de 10kg de alho, em uma área de 11,5 mil hectares e importou 16,5 milhões de caixas de 10kg.
O 32º Encontro Nacional é uma realização da ANAPA e a AGAPA, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, SITRAF de São Marcos, SITRAF Ipê, da EMATER-RS/ASCAR e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-RS).

13h30 - Credenciamento
13h45 - Protocolo de Abertura
14h - Palestra Técnica: O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS - Palestrante: Carlos Inácio Garcia de Oliveira
15h - Palestra de Mercado - Palestrante: Marco Antônio Lucini