11/02/2020 Gabinete do Vice-Prefeito

Novo comando da Brigada Militar em Ipê

Brigada Militar de Ipê passa a responder ao Batalhão de Vacaria

Desde 1º de fevereiro de 2020, a Brigada Militar de Ipê não tem mais nenhum vínculo com o comando de Antônio Prado, pois deixou de pertencer ao 36º Batalhão de Polícia Militar (36ºBPM) de Farroupilha, passando agora a fazer parte do 10º Batalhão de Polícia Militar (10ºBPM) de Vacaria.
A partir deste momento, os policiais militares de Ipê atuaram exclusivamente no município ipeense, com efetivo de seis policiais militares, duas viaturas e armas longas de apoio.
Conta agora também, com o apoio do município de Campestre da Serra que está com seu efetivo composto e, irão atuar conjuntamente e extraordinariamente em operações rurais e ações preventivas em ocorrências.
A Brigada Militar de Ipê conta também com dois instrutores do PROERD (Programa de Prevenção às Drogas), atuando junto às escolas, sendo que, numa troca de esforços, estes instrutores também atuarão no município de Campestre da Serra. Em contrapartida, o efetivo do município vizinho ajudará em ações de policiamento em Ipê.
A Brigada Militar de Ipê atende o serviço de emergência 190 destinado ao atendimento de toda a população. Ainda disponibiliza para a população os seguintes contatos: (54) 3233-1166, (54) 98123-9460 e (54) 99162-6662 este que também pode ser contatado via whatsapp. Responde pelo comando da Brigada Militar de Ipê o Sargento João Carlos Mazzardo.
BENEFÍCIOS DA TRANSIÇÃO
A vinculação do efetivo da Brigada Militar de Ipê ao 10º Batalhão de Polícia Militar de Vacaria, acontece devido à união de esforços entre o CONSEPRO, Administração Municipal, Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) durante a gestão 2019 tendo como presidente o Prefeito Valério Marcon e o Deputado Federal Ronaldo Santini. A alteração de comando justifica-se pelo Município de Ipê estar integrado no COREDE e Região dos Campos de Cima da Serra, que compreende os municípios no entorno de Vacaria, proporcionando maior proximidade com o Batalhão. Bem como, Ipê possui uma extensão territorial e área geográfica semelhante aos demais municípios dos Campos de Cima da Serra.
É importante destacar que a Polícia Civil de Ipê já pertence à Região Campos de Cima da Serra, facilitando assim, a colaboração entre os órgãos policiais nas investigações.
Durante o processo de pedidos de transferência de vinculação do efetivo da Brigada Militar de Ipê para o 10º BPM de Vacaria, o Deputado Federal Ronaldo Santini teve papel fundamental, atuando junto aos órgãos competentes, buscando sempre melhorias na área da segurança pública para Ipê e toda a região.