20/02/2019

Nessa semana os agentes de Saúde visitarão as casas para informar sobre o mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê informa que nesta semana os agentes de Saúde do Centro junto com os do interior estão fazendo o LIRA (levantamento rápido de índice de infestação) são dados necessários que serão enviados ao Estado referente o mosquito da dengue. Pedimos a comunidade que deixem os agentes entrar nas suas casas, pátios, empresas para vistoriar e informar quanto ao cuidado.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou um caso de dengue no município de Panambi. É o primeiro caso confirmado em 2019, no Estado. O Rio Grande do Sul não havia tido nenhum caso ao longo de todo o ano de 2018. Além desse, outros três casos de dengue também foram confirmados, no entanto, contraíram a doença em viagens a outras regiões do país.
O verão é a época do ano mais propícia para a circulação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em virtude do aumento da temperatura e chuvas, são necessários cuidados redobrados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipê mantém a vigilância por meio de vistorias em armadilhas e pontos estratégicos realizadas pela Vigilância Sanitária, trabalho de orientação e fiscalização, diariamente, nos domicílios por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, além de outros eventos programados durante todo o ano.
Reiteramos a importância que a população tem no combate ao Aedes Aegypti. Faz-se necessário manter a vigilância e atenção ao nosso redor, principalmente, com o acumulo de lixo, entulhos, latas e vasos de plantas com água servindo de criadouro para os mosquitos. A maioria dos focos são encontrados em pequenos depósitos móveis, que são fáceis de resolver. No entanto, um problema detectado são os reservatórios para coleta de água da chuva, que não recebem os devidos cuidados de manutenção e acabam se tornando um local ideal para o desenvolvimento das larvas.
Desta forma, a população ipeense precisa estar atenta aos cuidados básicos, como evitar locais que possam acumular água e realizar a devida inspeção em sua residência e até no seu local de trabalho.
FONTE: Secretaria de Saúde Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê