13/03/2020 Secretaria de Saúde e Assistência Social

Município de Ipê preparado para combater o coronavírus

Caso ocorra o vírus no município as equipes de saúde estão preparadas para atender a população

Na manhã desta sexta-feira, 13, o prefeito municipal de Ipê, Valério Marcon, esteve reunido com o vice-prefeito Dr. Jorge Portalupi, a secretária de Saúde e Assistência Social, Rosa Maria Camatti Guerra e a com a Enfª Fabieli Chiavagatti para avaliar a situação da evolução do coronavírus (COVID -19) no município em função da Organização Mundial de Saúde decretar situação de pandemia. A secretária apresentou um plano de contingência e ação que já está em prática e foi realizada uma simulação de um caso para verificar a atuação dos profissionais. O vice-prefeito, Dr. Jorge Portalupi, reforçou a importância da população participar das campanhas de vacinação contra a gripe.
A equipe da secretaria de saúde, desde o início dos primeiros casos da doença no país, destinou uma sala para atendimento individualizado de casos suspeitos e até mesmo para os pacientes que apresentarem sintomas gripais que procurarem a unidade básica de saúde. Também foram tomadas medidas de prevenção junto a população e aos servidores da área da saúde, com capacitações e distribuição de material informativo. As unidades básicas e os veículos de transporte dispõem de máscaras, álcool gel, luvas tanto para os profissionais como para os pacientes sintomáticos.
Como ocorre o atendimento de um paciente com suspeita de coronavírus:
No momento que o paciente chegar na recepção do posto de saúde apresentando sintomas gripais, receberá uma máscara e passará para a triagem. Caso a enfermagem verificar que o paciente esteve em zonas de risco ou em contato com infectados e possuir sintomas compatíveis será direcionado para esta sala reservada, na qual o médico fará a avaliação. O médico então dirá se o paciente precisa fazer o teste, ficar em isolamento domiciliar ou ser encaminhado para o Hospital São José.
Como se prevenir:
-Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente, caso não tenha água e sabão utilizar álcool gel;
-Utilizar a etiqueta respiratória, utilizar lenço descartável ao tossir ou espirrar e caso não tenha lenço utilizar a dobra do cotovelo, e não esquecer de lavar as mãos;
-Evite tocar em mucosas de olhos, nariz e boca;
-Evitar contato com pessoas que tenham problemas respiratórios e com aglomerações;
-Manter ambientes arejados;
-Manter higienização das superfícies com álcool a 70%;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos entre outros.
-Utilizar máscara de proteção. Esta deve ser utilizada por quem apresentar sintomas gripais, independente de viagem ao exterior.
- Se estiver com sintomas gripais, evite sair de casa, a não ser quando extremamente necessário.

Abaixo segue o plano de contingência e ação no município contra o coronavirus.

Documento(s)