Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
05/05/2021 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

MAIO VERMELHO É A PAUTA DAS AGENTES DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde e Assistência Social por meio das agentes de saúde já estão trabalhando a campo na prevenção do câncer de boca.

Estamos no “Maio Vermelho”, que, no calendário da saúde, são pautadas ações de conscientização sobre o câncer de boca.
Esse tipo de câncer é uma neoplasia maligna que afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Cerca de 14.700 casos de câncer de boca são previstos em todo Brasil até o final deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Atenção para o diagnóstico!
É importante frequentar o dentista, pelo menos, duas vezes por ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.
Tratamento
Caso o dentista suspeite da doença, o mais indicado é que ele recomende uma biópsia da área. Se o diagnóstico der positivo, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia na área afetada e continuar o tratamento com radiação e quimioterapia.
Previna-se!!!

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé