12/02/2013

INICIADA ABERTURA DE ESTRADA NA POMPÉIA

O acesso vai manter a parceria pioneira na região entre produtor e Doux/Frangosul na criação de aves matrizes....

Após a liberação pelos órgãos ambientais, foi iniciada a abertura do acesso que vai ligar a estrada da Pompéia aos aviários de matrizes, em regime de integração, da Doux/Frangosul. A obra é importante, pois trata-se de uma exigência da empresa que quer diminuir os problemas sanitários, uma vez que o antigo acesso passa por potreiros em que há criação de outros animais que podem transmitir doenças para as aves. Com a nova estrada, aproximadamente 1,5km, em linha reta e cercada, os problemas de higiene e saúde animal serão minimizados. Há a pré-disposição, por parte da empresa, de cancelamento de novos alojamentos caso não sejam tomadas providências com relação ao caso. Há três aviários no local que abrigam frangas poedeiras para produção de ovos incubáveis, que irão produzir os frangos de corte. Este sistema foi pioneiro na região e determinante para a instalação do núcleo da Doux/Frangosul, criação das aves avós, na Porteirinha.
Através de acordo entre os proprietários das terras por onde passara o novo acesso e o poder público, a prefeitura participa com as horas máquinas e os proprietários com a área e o cercamento. Segundo o prefeito Valério, "agiu-se rápido para não correr o risco de perder esta fonte de renda para o produtor e para o município".
Esta obra, juntamente com a canalização da água na Capela São Vicente, já concluída, e o calçamento das ruas no bairro Cruzeiro, em fase de licitação da mão de obra, estão entre as primeiras atividades programadas no início do ano para serem desenvolvidas pela Secretaria de Obras neste início de mandato.