20/02/2015

INAUGURADAS NOVAS SALAS DA ESCOLA PLÁCIDO DAMIANI

Ampliação proporcionará melhores condições para os alunos e professores....

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido Damiani, localizada na Vila Damiani, surgiu com ideias de Plácido Damiani, proprietário de uma serraria, o qual se preocupava com a educação de seus filhos e dos filhos dos seus empregados.
   Por volta de 1935, Plácido construiu uma sala ao lado da serraria para servir de escola, pagando uma professora para lecionar. Os alunos eram de diferentes faixas etárias e a classe era multisseriada.
   No ano de 1952 foi construído um novo prédio, durante o governo de Ildo Meneguetti, tendo uma área de 160 m², cabendo à prefeitura de Vacaria fornecer os recursos humanos.
   Em 1953, a escola da serraria foi transferida para a nova construção e na data de 13 de março de 1953 foi criada a Escola Rural de Entrada, sendo inaugurada em 12 de dezembro do mesmo ano.
   Em 1963, a comunidade local requereu junto á Secretaria de Educação e Cultura de VacarIa que Plácido fosse o patrono da escola e a mesma passou a chamar-se Escola Rural Plácido Damiani. No ano de 1981 a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Incompleto Plácido Damiani.
   E em 1998, na administração de Darci Zanotto e da Secretária de Educação Lenize Guerra, designou-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido Damiani passando a ser de responsabilidade do Município de Ipê.
   Atualmente a escola atende alunos da comunidade da Vila Damiani e das comunidades vizinhas: Santa Bárbara, Santo Antão, Pompeia, Vendinha do Mel, Dois Corações, Nossa Senhora de Lourdes e Porteirinha e conta com 185 alunos e um corpo docente de 16 professores e uma funcionária. Atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

Além dos pais dos alunos, prefessores e membros da comunidade, prestigiaram a solenidade:
* Prefeito Municipal,Valério Ernesto Marcon
*Secretária Municipal de Educação e Cultura, professora Stela Mare Slongo Zanotto,
* Diretora da Escola Placido Damiani,professora Tatiane Zulianelo.
* Vice Diretorada escola, professora Andreia Cearon.
* Secretaria de Administração Marilene Mussatto Scopel;
* Secretaria de Turismo Gislaine Mussato,
* Secretaria de Saúde e Assistencia Social Vera Lucia Ferreira
* Secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Pereira Bueno,
* Secretario de Obras Valter Parizotto,
* Padre da Paroquia São Luis Rei de Ipê,Frei Álvaro Dani
* Presidente do CPM da Escola Placido Damiani senhora Adelita Colombo.
* Presidente do Conselho Municipal de Educação Cristiane dos anjos Parizotto
* Representando a comunidade de Vila Damiani Iléris Damiani
* Os vereadores Gislaine Ziliotto, Ivar Guerra, Ricardo Reginatto, Etelvino Zanotto, Paulo Agustini.

A solenidade obdeceu o seguinte protocolo:
- Audição do Hino Nacional Brasileiro.
- Pronunciamento da Diretora da Escola, senhora Tatiane Zulianello,
- Pronunciamento da Secretaria de Educação e Cultura, senhora Stela Mare Slongo Zanotto.
- Pronunciamento do Excelentissimo. Senhor Prefeito de Ipê, Valerio Ernesto Marcon
- Audição do Hino do Estado do Rio Grande do Sul.
- Bênção do padre Frei Álvaro Dani.
- Minifestação do vereador Ivar Guerra, representando os quatro vereadores que foram alunos da escola Plácido Damiani
- Descerramento da Placa - prefeito, Secretária, Diretora e Presidente do CPM.
- Visitação às novas instalações e coquetel.