06/09/2022 Secretaria de Educação e Cultura

ESPAÇO CULTURAL: MUSEU HISTÓRICO, BIBLIOTECA e ARTESANATO INAUGURADOS

No último sábado (03), dando início as atividades da Semana da Arte e Cultura no município, aconteceu a Inauguração do Espaço Cultural, que abriga o Museu Histórico de Ipê, a Biblioteca Municipal e a Sala dos Artesões.

Com a presença do prefeito Cassiano De Zorzi Caon, vice-prefeito José Mário Grazziotin, Secretários e servidores, Soberanas de Ioê e demais autoridades do município foi inaugurado no novo Espaço Cultural.
Um espaço disseminador de educação e cultura, que foi sonhado e tornou-se realidade através dos esforços de muitas pessoas.
O Museu existe em Ipê há dez anos, teve seu início em 2012, a partir do Projeto Raízes, o qual foi idealizado pela professora Rita Márcia da Fonseca Cecatto/ A partir do Raízes de Ipê, a professora Cristiane dos Anjos Parisotto e um grupo de alunos organizaram o Museu Histórico de Ipê, que hoje está sendo reinaugurado totalmente reestruturado.
A Administração Municipal entregou ainda à comunidade a nova Biblioteca Municipal Mario Quintana, que atualmente estava localizada no terceiro piso da Secretaria da Educação, local este onde existia a biblioteca do Seminário. Parte do acervo dos Freis foi doado para a nossa biblioteca.
A mudança de local se fez necessária devido à dificuldade de acesso.
Também foi inserido ao Espaço Cultural um ambiente para mostrar o nosso artesanato e valorizar assim os nossos artesões.
“Acreditamos que este espaço cultural constituído pelo Museu Histórico de Ipê, a Biblioteca Municipal Mario Quintana e a Sala de Artesanato será um local de referência para a preservação da história, para o estudo, para a leitura, para a pesquisa e para a valorização da arte” - disse a Secretária de Educação e Cultura, Anita Magero Conte.