11/05/2020 Secretaria de Educação e Cultura

Escolas municipais de Ipê realizam atividades com alunos a distância

Desde a suspensão das aulas devido a pandemia do novo coronavírus, as escolas municipais de Ipê estão em contato com os pais e alunos para repassar conteúdo.

Desde a suspensão das aulas devido a pandemia do novo coronavírus, as escolas municipais de Ipê estão em contato com os pais e alunos para repassar conteúdo, seja de forma virtual ou entregando trabalhos na escola, para que a aprendizagem não seja prejudicada.

Confira como está sendo realizada as atividades em cada escola:

Escola Plácido Damiani

Nos seus planejamentos os professores se utilizaram dos seguintes recursos: Tecnológicos: Whatts app, youtube, vídeo aulas, trabalhos impressos, livro didático, produções textuais, produções artísticas, experiências, relatórios de aprendizagem, mapa mental, atividades de coordenação, atividades físicas com a participação dos pais e produção de vídeos.

Escola Pequenos Brilhantes

Os pais que possuem acesso à internet, foram criados grupos nos WhatsApp conforme a turma e a faixa etária, com a professora de seu filho (a) e a direção da escola. As atividades foram retiradas também na escola e neste grupo, os pais recebem orientações todos os dias sobre as atividades e campos de experiências.

Escola Sonho e Fantasia

Os professores criaram grupos de WhatsApp com os pais para passar sugestões de atividades, esclarecer dúvidas, trocar opiniões, manter o vínculo, não interromper a aprendizagem, dar continuidade ao que foi iniciado na escola e tentar da melhor forma beneficiar os alunos. Para os pais que não tem acesso a internet, foram tomadas outras medidas levando os trabalhos na casa dos alunos.

Foram enviados links com histórias infantis para os pais lerem para seus filhos, para desenvolver a imaginação, a criatividade, a ampliação do vocabulário, a capacidade comunicativa. Também foram enviados links com vídeos para os alunos assistirem, vinculados a temas específicos que os professores sugeriram. Foram produzidos vídeos pelos professores e atendentes da escola, para serem enviados para casa, com o intuito de trabalhar temas diversificados.

Também foram enviadas atividades de pintura, recorte, colagem, desenhos, confecção de personagens com material reciclável, sugestões de brincadeiras, atividades que desenvolvam hábitos de higiene, autonomia na alimentação.

Escola Leonel de Moura Brizola

As professoras das turmas de Educação Infantil fazem planejamentos quinzenais de atividades, que são impressas e retiradas na escola pelos pais dos alunos. Tais atividades se constituem em sugestões para que os pais realizem com os filhos dentro e fora de casa, envolvendo muita brincadeira, criatividade, música, dança, construção de brinquedos e demais atividades com o objetivo de manter o vínculo entre as crianças e a escola. Foram criados grupos de WhatsApp com os pais dos alunos para a interação com as famílias e o acompanhamento das atividades.

O Planejamento para as Séries Iniciais também é realizado quinzenalmente pelas professoras das turmas e as atividades impressas são retiradas na escola pelos pais dos alunos. As atividades encaminhadas visam dar continuidade ao trabalho desenvolvido em sala de aula e contam com as orientações das professoras pelos grupos de WhatsApp de cada turma, que foram criados para este fim.Para as Séries Finais do Ensino Fundamental, etapa em que os estudantes possuem maior autonomia, cada professor elabora seu planejamento e as atividades são encaminhadas diariamente, pelos grupos de WhatsApp das turmas, criados especificamente para esta finalidade, de acordo com o horário das aulas. Os alunos encaminham para cada professor, conforme solicitado, o retorno destas atividades, através de fotografias, áudios e vídeos.

Documento(s)