03/04/2019

Escola Municipal Plácido Daminiani desenvolve projeto de agroecologia

Projeto recebeu o nome de “Sementes do Amanhã”...

Com o retorno das aulas na Escola Municipal Plácido Damiani, localizada no interior de Ipê, recomeçou também um projeto que visa estimular nos jovens a agricultura sustentável baseada na Agroecologia. O projeto iniciou dois anos atrás com todos os professores da escola e neste ano foi denominado como “Sementes do Amanhã” e está sendo realizado no contra turno das aulas, uma vez por semana, para não interferir no ensino regular.
Participam do projeto 25 alunos do 6º ao 9º ano, que foram selecionados a partir de critérios estipulados pela escola. Para desenvolverem o conhecimento de forma prática, os alunos têm a disposição uma horta, pomar, composteira e relógio de plantas medicinais. Neste ano também serão abordados conceitos de sustentabilidade, agroecologia e economia verde.
“A partir da autorização da Secretaria de Educação e Cultura para realizar o projeto no contra turno das aulas, ele ganhou uma nova dimensão, possibilitando inclusive visitas de campo em propriedades rurais que já adotam essas práticas”, afimou a professora Enedina Zanotto Pontel.
Segundo o professor Maico Parisoto a ideia surgiu em função do município ter o título de Capital Nacional da Agroecologia desde 2010, e por ser uma escola do campo, com um amplo espaço físico. Além disso, a grande maioria dos alunos residem na área rural e podem levar a ideia para suas famílias. Para o professor, os resultados esperados com esse projeto são o envolvimento dos alunos com os temas de sustentabilidade e agroecologia, formando assim agentes transformadores da realidade onde estão inseridos.
Para a diretora, Josmari Maziero Ferreira, “está sendo muito gratificante ver o envolvimento dos alunos com o tema, já que todos têm sua subsistência oriunda da agricultura convencional e assim podemos plantar essa semente da agroecologia neles” - comemorou.
O projeto também visa estimular o trabalho em equipe; valorizar o conhecimento relacionado à agricultura que os estudantes trazem da sua comunidade; produzir alimentos saudáveis para serem consumidos na merenda escolar ou comercializados em feiras; pesquisar e aplicar métodos naturais de controle de “pragas” e de fertilidade do solo; conhecer e valorizar os conhecimentos dos produtores ecológicos do nosso município, estabelecendo assim uma aproximação entre produtores e estudantes e principalmente despertar nos estudantes o cuidado com o meio ambiente.