07/08/2015

ENTREVISTA - NOVOS PROGRAMAS DE SAÚDE

Secretária de Saúde e vice-prefeito falam sobre conjunto de projetos relacionados a saúde preventiva através do autocuidado a serem realizados a partir deste mês.....

A Secretaria de Saúde do município de Ipê, a partir deste mês de agosto, realiza, um conjunto de projetos relacionados a saúde preventiva através do autocuidado. Para se ter uma boa saúde, é preciso cuidar-se de si mesmo, buscar quais são as necessidades do corpo e da mente, melhorar o estilo de vida, evitar hábitos nocivos, desenvolver uma alimentação sadia, conhecer e controlar os fatores de risco que levam às doenças, adotar medidas de prevenção de doenças. Todas essas ações visam à melhoria da qualidade de vida.
   “Estamos iniciando diversos projetos que deverão trazer mais prevenção para a população. Serão folhetos, orientações, consultas sobre os diversos sistemas de nosso corpo”, explica o Vice-prefeito de Ipê. Dr. Jorge Portaluppi.
   Um dos programas que já está em andamento no município é sobre a saúde auditiva da população. Está sendo desenvolvido junto com clínicas especializadas, um trabalho sobre a saúde auditiva do trabalhador. Exames são realizados para analisar se a audição está prejudicada ou não. “A partir de setembro estaremos novamente oferecendo testes auditivos na UBS da cidade para a comunidade ipeense”, salienta a Secretária de Saúde Vera Lúcia.
   Outro programa que faz bastante diferença para a população é o atendimento domiciliar. Segundo o Vice-prefeito, uma nova médica está para chegar ao município e com isso, ajudará a ampliar os atendimentos nas casas dos pacientes que necessitarem.
   Teste de hepatite B e C também estão sendo realizados na Unidade Básica de Saúde. Segundo Vera Lúcia, já foram realizado 150 exames, dos quais todos os resultados foram negativos. A hepatite B é transmitida principalmente através de relações sexuais e contato sanguíneo, age surdamente no fígado por até 20, 30 anos. Já a hepatite C, acontece por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartilhadas, etc, pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
   “É importante salientar que a saúde preventiva é muito barata, pois a Prefeitura tem profissional para isso e a população precisa prevenir para não resultar em algo mais grave depois”, diz a Secretária.

Fonte: Grupo Solaris