11/11/2019

Encontro Nacional dos Produtores de Alho é realizado em Ipê

Evento reuniu produtores de todo o país...

Cerca de 500 produtores participaram do 32° Encontro Nacional dos Produtores de Alho realizado no dia 08 de novembro no Salão Paroquial de Ipê/RS. O evento também contou com a presença de diversas autoridades como deputados federais, estaduais, presidentes de entidades e sindicatos, além de lideranças nacionais que defendem a cultura do alho. Durante o encontro foram oportunizados momentos de debates e palestras sobre plantio e comercialização do produto, visando o fortalecimento do setor. O consultor técnico na produção de hortaliças, Carlos Inácio Garcia de Oliveira, abordou o tema O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS e o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini, falou sobre as perspectivas atuais do mercado. O encontro contou também com uma feira de agronegócios e exposição de máquinas e insumos agrícolas, e encerrou com um jantar de confraternização. Segundo o Presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho (AGAPA) e Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, Valdir Bueno, o evento superou todas as expectativas dos organizadores do evento e o desafio lançado no evento foi a questão de padronização do produto para competir com as importações que massacram o produtor brasileiro. O próximo encontro está marcado para novembro de 2020 na cidade de São Marcos/RS. O 32º Encontro Nacional foi uma realização da ANAPA e a AGAPA, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, dos Sindicatos dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ipê, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos, da SITRAF Ipê, da Emater-RS/Ascar e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).