20/05/2015

ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que define metas educacionais para o município, por um período de 10 anos.
   Até 24 de junho de 2015, cada estado e município precisa criar e aprovar seu plano de educação, alinhado ao Plano Estadual de Educação (PEE) e ao Plano Nacional de Educação (PNE).O Plano Municipal de Educação não é um plano somente da rede municipal de ensino, mas um plano de Educação para todo o território do Município.
   Para elaborar e monitorar o andamento do Plano Municipal, foi instituído em abril de 2013 o Fórum Municipal de Educação (FME), de caráter permanente, formado por representantes das Escolas Municipais e Estaduais localizadas na sede do Município e nos seus distritos, representantes da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Administração, representantes do Conselho Municipal de Educação, representantes do Conselho Tutelar, representantes de pais e alunos.
   Nas primeiras reuniões para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação, O FME, o Conselho Municipal de Educação (CME) e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), analisaram a lei e as metas do último Plano Municipal de Educação de Ipê que vigorou de 2004 a 2014. Com base nesse estudo, foi possível perceber quais metas o município já havia atingido e quais não.
   A partir de então, a SMEC contratou a Realizar Consultoria para prestar assessoria quanto às pesquisas necessárias para elaboração do diagnóstico e à formatação do Plano.
   Em parceria com as Secretarias Municipais, a Associação Comercial Industrial de Serviços e Agricultura (ACISA), o Centro Ecológico e com as Secretarias das Escolas Estaduais, foram feitas as tabelas com os dados relativos aos últimos anos.
   Nos dividimos em grupos para analisar as metas e estratégias do PNE e do PEE e elaborar as estratégias cabíveis ao Município. Depois da revisão do texto das estratégias do Novo Plano, encaminhamos a todos os professores para discussões nas escolas.
   Hoje, 20 de maio de 2015, a partir das 17h30 na Escola Frei Casimiro Zaffonato acontecerá a Plenária Municipal com os educadores, entidades vinculadas à Educação e vereadores para possíveis alterações. A partir do dia 22 de maio o texto do PME estará disponível no site da prefeitura http://www.ipe-rs.com.br/ para conhecimento da população.
   No dia 1º de junho acontecerá a Conferência Municipal no Clube Ideal a partir das 19h30 onde toda a comunidade está convidada a participar e votar o Plano que prevê metas e estratégias para a Educação do nosso município na próxima década. Posteriormente, o documento será encaminhado ao Poder Legislativo municipal para aprovação, que tem prazo definido até o dia 24 de junho próximo.