Valoriza Saberes e Gera Oportunidades para Mulheres do Município
A Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o SENAR, o SINDIPE e o CRAS, promoveu nesta semana. um curso voltado à produção de conservas e alimentos processados, com o objetivo de fortalecer o conhecimento, a autonomia e a geração de renda das participantes.
O curso foi ministrado pela técnica Andreia Gaike Forlin, representante do CRAS, e pelo professor Marco Flores, com a participação de 10 mulheres inscritas.
Durante os encontros, foram abordados conteúdos como microbiologia e normas de higiene, princípios e métodos de conservação dos alimentos, infraestrutura necessária para a planta de processamento, sanidade industrial, além do preparo de produtos como conservas em óleo vegetal, hortaliças minimamente processadas, conservas em vinagre, aromatização e molhos.
As participantes também aprenderam técnicas de aproveitamento de ingredientes e nutrientes, com foco tanto no uso doméstico quanto na possibilidade de produção para venda, fortalecendo o empreendedorismo feminino e o aproveitamento integral dos alimentos.
A ação reforça o compromisso da Secretaria com a qualificação das famílias atendidas, promovendo inclusão social, valorização dos saberes locais e incentivo à geração de renda de forma sustentável.