16/03/2020 Secretaria de Saúde e Assistência Social

COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE À RESPEITO DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Confira as recomendações a toda população

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento da Vigilância Epidemiológica diante dos últimos acontecimentos, fazem as seguintes recomendações aos Ipeenses:

1° - O Ministério da Saúde recomenda que, toda pessoa que retornar de viagem ao exterior deve permanecer em domicílio, não retornar ao trabalho, estudos ou visitar parentes e amigos, por sete dias.

2° - Em Ipê até o presente momento não tem caso suspeito de coronavírus. Temos pessoas que retornaram de viagem ao exterior e estão sendo monitoradas.

- O uso de máscara cirúrgica está sendo usado, segundo Plano de Contingência do município de Ipê, como etiqueta respiratória de prevenção e controle de outras queixas gripais, não estando associado, neste momento, à casos suspeitos de coronavírus.

É importante ressaltar, que a recomendação é de que, mesmo sem sintomas, a pessoa que retorna de qualquer país deva permanecer em casa, por sete dias, com os cuidados de não visitar, não receber visitas, não partilhar copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal. Mesmo que não apresente sintomas respiratórios.

A Secretaria de Saúde está atenta e acompanhando as mudanças, podendo a qualquer momento, haver uma mudança de cenário e, com isso, novas recomendações.

Importante: a melhor forma de proteção é o cuidado de lavar freqüentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, ambientes fechados e evitar proximidade com possíveis sintomáticos.