26/09/2015

COMUNICAÇÃO SOCIAL DEBATIDA EM CAXIAS DO SUL

A Secretaria de Turismo e Esporte participou do encontro sobre Comunicação Social em Tempos de Crise, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR) e do Conselho Municipal de Turismo, dia 25. Foi um c...

A Secretaria de Turismo e Esporte de Ipê participou do encontro sobre Comunicação Social em Tempos de Crise, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR) e do Conselho Municipal de Turismo, dia 25. Foi um colóquio com profissionais da área da comunicação para debater soluções criativas para o setor em tempos de crise. O evento, que integrou a 6ª Semana Municipal do Turismo, foi debatido pela coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, pelo editor-chefe do Jornal Pioneiro, Márcio Serafini, pelo coordenador de comunicação do Governo do Estado, Cleber Benvegnu, pelo coordenador de comunicação da FAMURS, Maurício Tomedi, com a mediação da jornalista, Adriana Silva.

Na Biblioteca Largo da Estação, profissionais da comunicação receberam as boas-vindas da secretária municipal do Turismo, Drica de Lucena. “É uma grande honra estar aqui, trabalhando com tantos comunicadores da iniciativa pública e privada. Sabemos que 90% do sucesso de tudo que queremos desenvolver depende da comunicação. Por isso, a importância desse colóquio. Agradeço aos profissionais que dividem conosco suas experiências. É uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento”, disse.

Os convidados tiveram 10 minutos para discorrer sobre o tema. Em seguida, iniciou o debate, seguido por questionamentos do público.

Para a coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, vários fatores são determinantes em momentos de crise. “Antes de mais nada, é importante deixar claro que em momentos de crise não é nosso comportamento que deve mudar. Pode mudar economicamente, mas a ética e a moral do profissional não mudam. Então, a principal premissa é se adaptar e saber que a comunicação interna é muito mais importante que a externa, que a equipe deve estar segura, comprometida, para poder externar. Esse é o grande desafio. O líder precisa ser pró-ativo e saber se comunicar. Dentro de uma administração, é fundamental usar a criatividade, usando formas alternativas, rompendo diversas barreiras. Além disso, temos que convencer o gestor que a comunicação precisa continuar, que ela é fundamental. Na Prefeitura, por exemplo, temos investindo em formas mais baratas de divulgação, como rádio, jornais segmentados por regiões, mídias sociais, sempre priorizando a informação de qualidade. Seja na crise ou fora dela, a equipe é a chave”, enfatizou.

O coordenador de comunicação do Governo do Estado, Cleber Benvegnu, lembrou que a crise traz conhecimento. “Vivemos esse momento de crise e aprendemos muito com ela. A experiência nos mostra as mudanças da área da comunicação, porque antes tínhamos apenas os receptores e os transmissores da informação. Hoje, o advento das redes sociais e a formação cultural, fez com que as pessoas passassem a ser detentoras e formadoras de opiniões e, isso também é decisivo para a solução da crise. Tudo se tornou mais desafiador. Numa crise, precisamos reconhecer que ela existe e saber do seu tamanho. Depois, não podemos se deixar tomar pela crise. A crise é estrutural e conjuntural, por isso, é preciso se comunicar com a verdade. Crise se resolve com gestão, política e com comunicação também. A comunicação é indispensável, mas não é milagre. Crise é, por fim, a oportunidade de enfrentamento”, declarou.

Para o editor-chefe do Jornal Pioneiro, Márcio Serafini, a comunicação precisa continuar sendo transparente e verdadeira. “O mais difícil é realmente a comunicação interna. Ser transparente mesmo em momentos ruins, ter diálogo aberto. A evolução, por meio das redes sociais, deu poder ao cidadão, que ganhou voz e já envia material para os veículos de comunicação. O momento é de extremo desafio. A comunicação de massa é recente e, a relevância que as redes sociais têm hoje, tanto nos ajudam como nos incomodam. Nas redes sociais temos muitas sugestões de pautas, mas também é preciso ter estômago para ler de tudo. Por isso, nosso grande desafio é continuar trabalhando a comunicação com verdade e transparência, porque o valor preponderante é o da credibilidade”, lembrou.

De acordo com o coordenador de comunicação da FAMURS, Maurício Tomedi, todo momento de dificuldade dever ser encarado como oportunidade. “É preciso estar em constante evolução para se evitar a crise. As redes sociais têm mudado a comunicação e nos passa a incerteza do futuro. Mas, na comunicação do século 21, é necessário ser relevante, inovar, usar a interatividade a nosso favor. Precisamos ser ágeis, interessantes e agradáveis”, disse, exemplificando com cases que já utilizam a comunicação a seu favor.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias