16/09/2015

ALUNOS INTEGRAM-SE AO MUSEU MUNICIPAL

Esse vínculo proporcionará aos alunos conhecer peças, documentos e fotografias daqueles que escreveram a história da cidade, reconhecendo assim suas origens, aprender sobre os costumes e feitos do passado para preservar seu rico patrimônio histórico e...

A Secretaria Municipal de Educação de Ipê – RS promove o projeto “História Local e Patrimônio Cultural”. O projeto é desenvolvido pelas professoras Cristiane dos Anjos Parisotto e Isabel Teresinha Zaccani Ferreira e atende turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Leonel de Moura Brizola. Uma das estratégias para alcançar os objetivos programados é estabelecer um vínculo do Museu Municipal com os estudantes. Esse vínculo proporcionará aos alunos conhecer peças, documentos e fotografias daqueles que escreveram a história da cidade, reconhecendo assim suas origens, aprender sobre os costumes e feitos do passado para preservar seu rico patrimônio histórico e cultural.
   Ainda dentro do projeto, os pequenos aprendem a preservar o Meio Ambiente, com o reaproveitamento de materiais, a cuidar do espaço em que vivem, com técnicas de jardinagem e a ter uma alimentação saudável e sem o uso de agrotóxicos, com o cultivo na horta da escola.
   A iniciativa conta também com a colaboração de diversas pessoas da comunidade, que com seu conhecimento e suas experiências de vida, enriquecem o trabalho desenvolvido pelas educadoras. “Este projeto pretende contribuir para tornar conhecida a história local, os costumes, saberes e fazeres dos nossos antepassados e preservar os aspectos culturais do município”, destaca Stela Slongo Zanotto, Secretária de Educação de Ipê.
   Na foto, a professora Cristiane e os alunos do 1º ano em uma atividade em que eles reproduziram peças do Museu com massinha de modelar.

Fonte: Ronei Marcilio - Grupo Solaris de Comunicação