Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
02/05/2021 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ALERTA À POPULAÇÃO IPEENSE SOBRE A DENGUE E FEBRE AMARELA

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Ipê, através da Vigilância Epidemiológica e Agente de Combate à Endemias, vem por meio deste, alertar a população sobre as informações a respeito da dengue e febre amarela.

Neste ano de 2021 a Secretaria da Saúde identificou um aumento significativo nos mosquitos Aedes aegypti, tanto adultos como larvas. Além do crescente aumento dos mosquitos, o município também vem identificando morte de bugios que após análise tiveram resultado positivo para febre amarela. Até o momento foram registrados, oficialmente, a morte de 3 bugios pelo vírus amarílico.

A vacinação contra febre amarela é a medida mais importante e eficaz para a prevenção e controle da doença. Por tanto, verifique sua caderneta de vacinação: se já realizou a vacina não é necessário reforço, caso contrário procure a unidade de saúde mais próxima para a vacinação. Crianças que realizaram uma dose antes dos 5 anos de idade é necessário um reforço.

Definição de caso suspeito de febre amarela: indivíduo com quadro febril agudo (até sete dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco ou infectada para febre amarela, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado.

Definição de caso suspeito de dengue: Pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha presença de Aedes aegypti, que apresente febre súbita, usualmente entre 2 a 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores ao redor dos olhos e manchas avermelhadas no corpo.

Definição de casos suspeitos de Covid-19: Individuo com quadro respiratório agudo, caracterizado por menos dois (2) dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.

Os mosquitos Aedes aegypti circulam, geralmente, durante o dia ente 5:00 e 17:00hs e podem ser o vetor de transmissão da febre amarela em área urbana além da dengue, zika e chikungunya, por isso é importante acabar com criadouros. 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé