05/12/2022 Secretaria de Saúde e Assistência Social

AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE EM IPÊ

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Ipê, comunica algumas ações que foram e estão sendo realizadas desde Outubro de 2022, com a finalidade de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município.

Ações constituem em:
✓ Ação Bota Fora (Realização em 14/12/2022): Recolhimento de resíduos não coletados pela coleta seletiva convencional, tais como; Ferro velho, eletrodomésticos sofás, madeiras entre outros;
✓ Mutirão nos Cemitérios Municipais: (Realizado em 28/11/22) Limpeza realizada nos cemitérios de Ipê posterior aos finados, nessa ação foram retirados ao total 41 sacos de resíduos;
✓ PSE nas escolas: (Realizado em outubro/22) Ação educacional em prol da conscientização dos alunos;
✓ Aplicação do pesticida em locais com água parada.
Entre os meses de Outubro e Novembro também foi realizado o 4º LIRA de 2022 - (Levantamento rápido de índice para Aedes aegypti), o trabalho foi concluído pela agente de endemias em conjunto com as agentes de saúde.
O resultado desse trabalho resultou na inspeção de 420 residências localizadas na área urbana de Ipê e constatou o retorno do município para o estágio de risco baixo em relação ao mosquito Aedes Aegypti.
Estamos entrando no período mais crítico em relação a Dengue e o mosquito Aedes Aegypti, que refere-se aos meses de (Setembro até Maio), dessa forma os cuidados com a água parada se intensificam.