27/03/2023 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO BAIRRO DAER

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Ipê, em parceria com o Grupo Escoteiro do nosso munícipio, realizou neste sábado, 18/03, uma ação de mobilização social através do Mutirão de Ação Ecológica (Muteco).

Esse trabalho foi realizado devido à alta infestação do mosquito Aedes aegypti no bairro DAER. Sendo assim, identificamos a necessidade de mais ações no local, iniciando pela parceria com o Grupo Escoteiro de Ipê.
Na tarde deste sábado, através da distribuição de material informativo pelos Lobinhos/Escoteiros juntamente com os Chefes Escoteiros, Agentes Comunitário de Saúde, Agente de Combate à Endemias e Enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, foi passado em algumas residências do bairro e conversado com os moradores sobre a importância de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Visto que estamos no período mais crítico em relação a Dengue e ao mosquito Aedes aegypti, que se refere aos meses de (Setembro até Maio), além das ações já realizadas habitualmente, haverá uma intensificação, principalmente pelo bairro DAER, como utilização de pastilhas larvicidas nas cisternas (caixas para recolhimento de água), carro de som e sensibilização de líderes comunitários sobre a pauta.
Salientamos que a responsabilidade também se encontra nos moradores em vistoriar seu pátio pelo menos 1 vez por semana e eliminar possíveis criadouros.
Esta ação mostrou-se muito importante para integração da Secretaria de Saúde com o Grupo Escoteiro e a comunidade além de fortalecer a construção de cidadãos conscientes e responsáveis com a questão ambiental.
Fica registrado o nosso agradecimento à equipe GE- IPÊ.
#todoscontraomosquito