28/08/2015

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

A organização Mundial da Saúde - OMS divulgou uma pesquisa, onde foi comprovado que 63% das mortes de todo mundo, são causadas pelo consumo do tabaco, são mortes que poderiam ser evitadas através de ações de prevenção e controle....

A Prefeitura Municipal de Ipê, através da Secretaria Municipal de saúde está desenvolvendo a mais de um ano um trabalho preventivo, que é o principal objetivo da administração municipal, através da formação de grupos antitabagismo, hoje contamos com vários grupos em andamento com 100% de adesão ao grupo e ao tratamento, cabe salientar que todo o acompanhamento e o tratamento é fornecido ao participante do grupo pela secretaria de saúde.
   Existem várias doenças relacionadas ao tabagismo como por exemplo hipertensão arterial, doenças pulmonares, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência Sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, além de causar câncer. Segundo a OMS, de todos os casos de cânceres diagnosticados, em torno de 35% a 45% são causados pelo uso do fumo.
   Segundo o prefeito municipal Sr. Valério Ernesto Marcon “A prevenção é o melhor de todos os cuidados em se tratando da saúde”
   Convidamos a todos os tabagistas, que venham até uma de nossas unidades de saúde, e falem com uma de nossas enfermeiras para começar a freqüentar o grupo anti-tabagismo. Temos que ter em mente que a saúde é o nosso bem jurídico mais importante e que depende único e exclusivamente de nós a nossa boa saúde, a prevenção é o melhor remédio.