Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
06/12/2021 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

1º de dezembro: Dia Mundial da Luta contra a AID

Dezembro começa com uma data importante, o Dia de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

É uma data criada para reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença.

O vírus:
O HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é um vírus transmitido através de fluídos corporais, principalmente, através da relação sexual (anal, oral ou vaginal) sem uso correto do preservativo, ou mesmo através da transmissão vertical (gestação), amamentação e compartilhamento de seringas, atingindo células específicas do sistema imunológico. Ele destrói essas células fazendo com que o organismo seja incapaz de lutar contra infecções e doenças.

Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se imunizar. O que significa que uma vez contraído, o portador viverá com o HIV para sempre.

A doença pode se apresentar primeiramente por meio de sintomas como febre, garganta inflamada e indisposição. Mas a única maneira de saber se está com o vírus é fazendo o teste de HIV.

Ainda não existe cura para o HIV e nem para a Aids, e a forma mais segura e comprovada de se tratar a doença é a terapia antirretroviral. O tratamento se baseia na inibição, por meio de medicamentos, da replicação do vírus e no consequente retardamento da progressão viral.

Prevenção:
Nós queremos relembrar o quanto é importante pensar sobre esse assunto. Apenas um descuido pode ser suficiente para a transmissão da doença. Por ser uma doença sexualmente transmissível o uso de camisinha é muito importante. A camisinha masculina e feminina protege contra HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais.

👉🏻Durante o mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipê estará intensificando as ações de combate às ISTs/Aids através da realização de testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em todos os postos de saúde do município, sem necessidade de agendamento. É rápido, seguro e eficaz. Também serão distribuídos preservativos femininos e masculinos à população.
 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé