02/05/2021 Gabinete do Prefeito

1° DE MAIO, UMA CONQUISTA DE TODOS!

Nossa homenagem a todos os trabalhadores que mantém girando a roda da economia e que fazem nosso municipio crescer a cada dia com sua dedicação, comprometimento e labor!

Saiba mais sobre o dia:
A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

A luta dos manifestantes foi bem-sucedida: na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias – antes, era comum os americanos ficarem nos empregos nada menos do que 100 horas por semana, o equivalente a aproximadamente 16 horas para cada um dos seis dias de ocupação.

O pleito dos americanos foi reconhecido rapidamente na Europa, onde já em 1890 o Primeiro de Maio começou a ser marcado por cerimônias e manifestações. Desde então, a data foi se difundindo por todo o mundo.

Hoje é celebrada em mais de 80 países – no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado desde 1925.